Giandomenico Basso na frente


Giandomenico Basso é o líder do Rali Príncipe das Astúrias depois de ter conseguido ganhar a posição ao piloto local, Alberto Hevia.
Hevia entrou ao ataque nas primeiras especiais do dia de hoje batendo todos os pilotos, mas na parte da tarde o piloto Espanhol veio a perder alguns segundos caindo para a 2ª posição a 8.6 segundos de Basso.
No 3º posto está o Checo Jan Kopecký, vencedor da última prova do IRC, o Barum Rally Zlin.O piloto da Skoda Motrsport tem feito um bom rali, partindo para o dia de amanhã com 2.2s de desvantagem para Hevia.
No 4º posto está Corrado Fontana que tem feito um excelente rali estando em 2º nas contas do Campeonato da Europa.
Atrás do Italiano está Nicolas Vouilloz que chegou a lutar pelo 1º lugar com Hevia, mas na derradeira especial o homem da Peugeot Team Belux perdeu muito tempo(mais de 2min) caindo para a 5ª posição.
Na classificação segue-se Freddy Loix que também foi um dos azarados do dia de hoje uma vez que teve um furo na 7ª especial perdendo alguns lugares.
Kris Meeke também furou na 4ª especial deixando o seu mais directo rival, Kopecký com a "estrada livre" para passar para a liderança do campeonato, isto se o homem da Peugeot não subir na classificação e claro se Kopecký se mantiver no 3 posto.
Na classificação seguem-se Michal Solowow, Franz Wittmann e a fecahr o TOP 10 ficou Guy Wilks ao volante do Proton S2000 que continua ainda em fase de desenvolvimento.
Este dia foi marcado por alguns incidentes, começando logo na 1ª especial com o acidente do Françês, Julien Maurin sendo obrigado a desistir.
Logo na especial seguinte foi a vez do 2º homem da Abarth, Miguel Fuster ter um acidente chegando mesmo a neutralizar essa mesma classificativa.
Depois a 8ª especial viria a ser cancelada devido ao muito público mal colocado ao Quilómetro 11.
Depois foi a vez de Toni Gardemeister abandonar também devido a despiste, numa altura em que era 10º ao volante do Opel Corsa S2000.
Para visualizar a classificação geral após a 1ª etapa clique aqui.