Descrição das classificativas por Pedro Calado


5ª feira – 30 de Julho

1º Pec - Avenida do Mar (2,18 Km) Hora - 19:30

Prova inaugural do rali. Muito técnica e rápida. Pela grande afluência de público, torna-se numa PEC com características muito especiais, onde todos os pilotos gostam de “brilhar”. Não se ganha aqui o rali, mas muito se pode perder…


6ª feira – 31 de Julho


2º, 4º Pec´s - Campo de Golfe 1/2 (15,99 Km) Hora - 09:01/11:24

Parte inicial a subir e com zonas muito rápidas, a fundo, sobretudo até chegar à curva do Hotel do Santo. Daí até á zona da Fonte de Santo António, sempre a descer, muito técnica e estreita, que obriga a cuidados redobrados, sobretudo se estiver húmido. A estrada da Ribeira de Machico até à Portela e daí até à Serragem (Santo), com muita condução e zonas encadeadas que obriga a conhecer bem o troço.

3º, 5º Pec´s - Terreiros 1/2 (21,93 Km) Hora - 09:39/12:02

Classificativa clássica e muito difícil, pela sua extensão, dificuldade e concentração que exige. Parte inicial, dos Terreiros até ao portão Norte do Chão da Lagoa, com zonas muito rápidas e a fundo, sempre a subir e a grande altitude. O planalto do Chão da Lagoa, estreito e muito encadeado obriga a grande concentração. Do portão Sul até Terreiro da Luta, sempre a descer e a velocidades vertiginosas. A parte final é o bem conhecido Caminho dos Pretos, com um misto de zonas muito rápidas e zonas muito técnicas e de grande condução. Muito bonito de se ver e muito cuidado na zona da Choupana.

6º, 10º Pec´s - Serra D’Água 1/2 (13,77 Km) Hora - 13:42/17:02

A subida da Encumeada é muito exigente e técnica, obrigando a grande condução, sobretudo para manter elevadas as rotações de motor, nas curvas sequenciais da zona das pousadas. Descida até ao Chão dos Louros a velocidades muito elevadas, com parte final numa zona nova para o RVM (Lameiros), também a descer. A entrada para a zona dos Lameiros, depois de grande recta, é espectacular.


7º, 11º Pec´s - Boaventura 1/2 (10,78 Km) Hora - 14:18/17:38

Em minha opinião, o troço mais bonito e completo do RVM. Parte inicial muito estreito e sinuoso, alternando com zonas muito rápidas com especial atenção á entrada e saída do túnel. Depois de grandes rectas no Arco de S. Jorge, temos a parte final, a subir para as Cabanas, sempre a fundo e a um ritmo louco. Atenção ao final do troço, pois a Meta está muito próxima da curva apertada para a direita, com um grande abismo em frente…


8º, 12º Pec´s - Cidade de Santana 1/2 (13,85 Km) Hora - 14:44/18:04

Classificativa muito rápida e exigente, alternando entre zonas rápidas a subir e a descer com zonas muito estreitas e a descer, onde toda a atenção é pouca. Começo a subir e estreito passando a parte muito rápida com entrada e saída em túnel com especial atenção à zona de água. A parte intermédia do troço, entre o Curral Velho, Silveira e Lombo do Curral obriga a grande condução e atenção a algumas “ratoeiras”… A parte final da Feiteira de Cima até as Eiras é simplesmente espectacular em termos de condução e rapidez.


9º, 13º Pec´s - Referta 1/2 (14,33 Km) Hora - 15:19/18:39

Inicio a subir muito técnico até à Portela, onde se inicia a zona de descida muito rápida e com bom piso até à zona da Ribeira de Machico. Daqui até à parte de trás da Portela (Lameirão) a subir muito estreito e sinuoso. Da Portela até à entrada no Lombo das Faias, sempre muito rápido e encadeado. Lombo das Faias a descer com piso razoável mas com atenção à gravilha. Entrada na estrada da Ribeira de Machico e subida final da Fonte de Santo António de condução espectacular e muito rápida. Troço muito exigente e final de um grande dia de prova, que fecha a primeira parte do rali.

Sábado – 01 Agosto


14º, 18º Pec´s - Paúl 1/2 (10,92 Km) Hora - 09:10/13:47


São 10 km sempre a subir onde apenas a parte inicial do troço tem uma zona plana. Muito exigente e cuidadosa pois é a primeira PEC do 2º dia de rali. Da zona do Carvalhal até ao Paul da Serra, com muita perícia, alternando a rapidez com misto de zonas sinuosas. Podemos apanhar nevoeiro na parte final.


15º, 19º Pec's - Ponta do Pargo 1/2 (13,13 Km) Hora - 10:00/14:37

É a PEC mais difícil do rali. Impossível de se fazer “a olho”, dadas as inúmeras curvas e zonas de grande condução. Muito rápido no inicio, desde a Ponta do Pargo até Ribeira da Vaca. Para um bom “crono” é necessário muita confiança nas notas, acreditar e muito treino. Parte final das Achadas da Cruz até à Santa muito sinuoso e talvez húmido, sobretudo na primeira passagem. Muito bonito, mas muito difícil.

16º, 20º Pec´s - Lameiros 1/2 (13,77 Km) Hora - 10:47/15:24

Parte inicial do troço muito rápido, largo e de boa condução. Da zona do Chão dos Louros até ao topo da Encumeada, sempre a subir e muito rápido. Do topo da Encumeada até à Serra D’Água temos a descida espectacular e clássica do RVM, passando pelas Pousadas, com muita perícia e rapidez, onde o sangue frio é determinante. Espectacular a descida da Encumeada. De ver e reviver…

17º, 21º Pec´s - Chão da Lagoa 1/2 (21,93 Km) Hora - 11:45/16:22

É por norma o troço madrasto do rali. Por ser muito extenso e por ser o último, depois de dois dias intensos e muito desgastantes. A parte inicial do troço (Caminho dos Pretos) com muita condução e sinuoso. A subida da Ribeira das Cales é muito rápida e a grandes velocidades com especial atenção à entrada do Chão da Lagoa, desta vez a subir e onde as condições atmosféricas podem ajudar muito…ou pouco! Depois da saída do portão Norte até aos terreiros é sempre a descer, muito rápido e com muita atenção, especialmente na zona do Poiso. Daí até aos Terreiros, sempre a descer, muito rápido e estrada larga, propício a grandes velocidades. É o final em beleza.