RALI VINHO MADEIRA - A edição 50 promete ficar na história.


O figurino da 50ª edição do Rali Vinho Madeira já esta pronto, e com as mesmas 21 classificativas de 2008. Uma das novidades é a realização das verificações técnicas e documentais na 5ª feita mesmo dia em que se vai realizar o Shakedown no Sítio dos Cardais e dia da Super Especial na Av. do Mar a partir das 19 e 30. Em entrevista à RTP-Madeira, Paulo Fontes disse.
“Vamos ter o Shakedown na 5ª feira, as verificações técnicas, portanto há uma concentração, digamos assim do início do rali, todo na 5ª feira. A Super Especial também na 5ª feira? Sim, a Super Especial continua na 5ª feira, às 19 e 30 na Av. do Mar, mantém-se o horário. A partida do rali é junto ao Clube Sports da Madeira porque nessa altura, com toda a certeza, já vamos ter a Sede do Clube devidamente recuperada e inaugurada.”
A inauguração da nova sede do Sports Madeira está agendada para dia 18 de Julho.Quanto a pilotos, a equipa Fiat Abarth esta confirmada com os nomes de Giandomenico Basso e Luca Rosseti e ainda a provável presença de Anton Allen também de Fiat.A equipa Kronos já fez saber que vai estar na Madeira com Nicolas Vouilloz, vencedor do ano passado, Freddy Loix e ainda Patrick Snijers bem conhecido dos madeirenses. Patrick Sandell com o Skoda Fabia e Armindo Araújo, líder do Campeonato do Mundo de Produção, querem também participar na prova madeirense. Quem já manifestou interesse em estar no Rali Vinho Madeira com um Fiat Punto S2000 é François Duval, piloto que à menos de um ano subistituiu Jari-Matti Latvala no Mundial de ralis, nomeadamente nas provas em asfalto, a bordo do segundo Ford Focus WRC oficial, tendo feito as restantes provas do campeonato do mundo com um Focus WRC da STOBART. “Há interesse nessa possibilidade dele vir à Madeira também no Fiat Abarth, mas tudo isto em início de contactos, naturalmente que os pilotos do IRC também vão estar na Madeira. Gostávamos muito que o Sebastien Ogier, que ganhou o Rali de Monte Carlo estivesse cá, um piloto jovem e rápido.Um interesse dos últimos dias foi dos pilotos do Campeonato do Mundo de Produção, em estarem cá na Madeira.- Nomeadamente o Patrick Sandell?O Patrick Sandell em Skoda já manifestou em interesse em estar na Madeira, o Armindo Araújo também, gostaríamos que o Bernardo Sousa também cá estivesse.”
Paulo Fontes reforça que não vai hipotecar o futuro do clube mas promete fazer, na medida do possível, uma edição de ouro.Outra novidade, os reconhecimentos vão ser totalmente controlados. “Os reconhecimentos hoje têm que ser completamente controlados. Vamos faze-lo com sistema GPS nas próprias viaturas de reconhecimentos, vamos controlar todas as zonas, como fazemos no Chão da Lagoa, vamos fazer em todas as classificativas, os pilotos vão receber uma carta para fazer as classificativas com limite de passagens e horário de passagens.”
O Flexi Service é outro dado novo e visa proteger as equipas privadas e dar maior equilíbrio em comparação com as equipas oficiais.“Há hoje a possibilidade já nos regulamentos internacionais da equipa ir buscar ao parque fechado a viatura e gozar de 45 minutos adicionais para trazer o carro ao parque de assistências e em 45 minutos desde a saída do parque fechado ao parque de assistências, reparar o carro e regressar a parque fechado.” Isto para uma equipa que tenha mais que um carro ou que dê assistência a vários carros.A nível regional segue-se o Rali da Calheta a 25 de Abril, 45 equipas estão Inscritas, 30 nos consagrados e 15 nos VSH. Paulo Fontes garante que a classificativa Fonte do Bispo que se encontra em mau estado será devidamente reparada para o rali.
Paulo Almada(RTP-Madeira)